Paróquia de Nossa Senhora Aparecida e Czestochowa completa 15 anos de sua fundação

Data:

Compartilhe a notícia:

Celebrar o aniversário de instalação de uma paróquia é celebrar e dar graças a Deus por uma comunidade, que unida por, em e com Cristo, caminha nesta terra na esperança, na fé e na caridade.

A Paróquia de Nossa Senhora Aparecida e Czestochowa, localizada na comunidade de Vila Nepomuceno e que é uma das 3 em São Mateus do Sul, completa neste sábado (26), 15 anos de sua fundação.

Anúncio
FOTO: Alexandre Müller

Criada em 26 de junho de 2006 e oficialmente instalada em 28 de junho do mesmo ano, pelo então Bispo Diocesano Dom Walter Michael Ebejer, o qual proveu a celebração do rito de inauguração, ainda em 2 abril daquele ano.

A história da Paróquia está em consonância com a formação da comunidade que a cerca, antes conhecida como Loteamento Nossa Senhora Aparecida, de propriedade do são-mateuense Hipólito Nepomuceno Pinto, que adquiriu o montante de 8 alqueires na região, ainda em 1972.

Hipólito passou a residir na comunidade em 1973 e no ano seguinte iniciou os trabalhos de formação de um loteamento, visando popular a região, que conta hoje com cerca de 230 famílias.

Não satisfeito, o são-mateuense devoto de Nossa Senhora Aparecida, junto aos demais vizinhos que passaram a residir na comunidade, implantaram a Cruz Santa, determinando o local onde a partir daquele momento, ainda em 1976, passariam a somar forças para levantar a capela em homenagem a padroeira já conhecida de de todos.

Os trabalhos iniciaram em setembro de 1977, quando resolveram comprar uma capela da Vila Guairá, de Curitiba, tendo as dimensões de 12 metros de largura por 34 de comprimento, posteriormente adaptada (25 x 12 m). Além da capela foram adquiridos 70 bancos, o sino, as imagens de alguns santos.

A partir daquele momento foi necessário a regularização e organização daqueles que tinham interesse em colaborar, formando a primeira diretoria comunitária, composta por Hipólito Nepomuceno Pinto, que assumiu a função de presidente; Tesoureiro: Francisco Toporowski; Secretário: Wiliam Michow; conselheiros: Derbi Nepomuceno Pinto, Romualdo Macuco, Antenor Wandros; Jose Padilha e Ivo Ormianin.

Após 24 anos, a comunidade deu um novo passo e lançou a Pedra Fundamental para a construção de uma nova Igreja, diante rumores da possibilidade de consolidação de uma nova Paróquia, em 2001.

Uma nova jornada teve início e ao longo dos anos que seguirão, as obras evoluíram dando moldes à 541,46 m² – mesmo diante várias dificuldades orçamentárias. Em 2005, a comunidade foi agraciada com a colaboração de uma fiel, Maria Josefa Gimny Ivaniki, que tocada pelo Espírito Santo, foi guiada a colaborar com o término das obras com a doação do montante necessário para que a Igreja estivesse de pé.

A benfeitora, propiciou que ainda naquele ano, a primeira celebração pudesse acontecer com a Crisma de 66 jovens das comunidades que cercam a Igreja. E dali pra frente, semanalmente eram celebradas missas aos domingos, reunindo a comunidade católica.

Hoje a Paróquia em honra à Nossa Senhora Aparecida e Czestochowa, norteia a ação evangelizadora das comunidades de:

  • Capela São Pedro e São Paulo (Rio Das Pedras);
  • Capela São João Batista (Turvo de Baixo);
  • Escola Fazendinha (Fazendinha);
  • Capela N. Sra. Do Rosário (Faxinal dos Elias);
  • Capela São Sebastião (Caitá);
  • Capela N. Sra. Das Dores (Turvo Barracas);
  • Capela São José e Sant’Ana (Emboque);
  • Capela São João Batista e Santo Antônio (Fartura do Potinga);
  • Capela Sagrado Coração de Jesus (Anta Ruiva);
  • Capela N. Sra. Aparecida (Vila Americana);
  • Capela N. Sra. Do Carmo e Santa Teresinha (Colônia Iguaçú);
  • Capela São José e São Cristóvão (Vila Bom Jesus);
  • Escola Colônia Cachoeira (Colônia Cachoeira),
  • E ainda estas localidades: Rosas; Avencal; Loteamento São Joaquim; Loteamento Santo Antônio, Raia e Parque das Tamareiras.
Imagem: Alexandre Müller

A marca dos 15 anos motivou a comunidade a dar sequência aos planos de construção de um Salão Paroquial, que a tempos estava “engavetado”, com o objetivo de possuir um amplo espaço com salas para catequização, sala de reuniões, salão para as festas paroquiais, etc.

A comunidade novamente arregaçou as mangas e junto ao Padre José Levi, atual Pároco da Paróquia, já vêm dando os primeiros passos levantando a estrutura.

Imagem: Arquivo Paroquial
Anúncio
Alexandre Muller
Alexandre Mullerhttps://ourovivo.com.br
Comunicador são-mateuense, especialista em eventos e atividades sociais. Apaixonado por São Mateus do Sul e seus tesouros.
Anúncio
Anúncio

Notícias relacionadas

Utilidade Pública: Edital de Notificação – Serviço de Registro de Imóveis

EDITAL PARA NOTIFICAÇÃO E CONSTITUIÇÃO EM MORA DA DEVEDORA FIDUCIANTE O Serviço de Registro de Imóveis da Comarca de...

Hiper Sorte premia são-mateuenses no sorteio do último domingo (21)

O "Vento da Sorte" voltou a soprar à favor de São Mateus do Sul e no sorteio do...

Utilidade Pública: Edital de Notificação – Serviço de Registro de Imóveis

EDITAL PARA NOTIFICAÇÃO E CONSTITUIÇÃO EM MORA DA DEVEDORA FIDUCIANTE O Serviço de Registro de Imóveis da Comarca de...

Utilidade Pública: Edital de Notificação – Serviço de Registro de Imóveis

EDITAL PARA NOTIFICAÇÃO E CONSTITUIÇÃO EM MORA DA DEVEDORA FIDUCIANTE O Serviço de Registro de Imóveis da Comarca de...