A 6ª Regional de Saúde de União da Vitória já disponibilizou mais 4.370 doses da Vacina da Gripe Influenza para a continuidade da vacinação em São Mateus do Sul nos são-mateuenses com mais de 6 meses de idade e que ainda não tenham recebido a imunização.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) abriu a vacinação contra a gripe para toda a população acima de seis meses de idade a partir do dia 24 de junho e aguardava a chegada de nova remessa do imunizante do Ministério da Saúde já destinou ao Paraná, mais de 5.165.200 vacinas contra a doença.
O Paraná atingiu pouco mais 48,2% de sua cobertura vacinal, com quase 3 milhões de vacinas aplicadas, dentre 4.479.320 de pessoas do público-alvo. Não é possível visualizar na plataforma federal a quantidade de vacinados fora dos grupos prioritários. Esse também é o reflexo em São Mateus do Sul.
O Secretário de Estado da Saúde, Beto Preto enalteceu a importância dos paranaenses receberem a vacina da gripe. “É importante que as pessoas também procurem a unidade de saúde para a vacinação contra a gripe, até mesmo para o diagnóstico diferencial neste momento de enfrentamento da pandemia. Agora estamos distribuindo um grande lote de vacinas para os paranaenses para prevenção da doença.”
A campanha nacional de imunização contra a gripe, foi iniciada em 12 de abril e tinha previsão de término para o dia 9 de junho, mas o Ministério da Saúde prorrogou as ações enquanto houver doses disponíveis. No Paraná, a decisão de continuar a vacinação já havia sido confirmada, considerando que o Estado possuía vacinas em estoque e baixa cobertura vacinal.
Em São Mateus do Sul, os pontos de vacinação são os seguintes:
- Centro de Saúde (21 de Setembro).
- Ambulatório Médico (Castelinho).
- Estratégia Saúde da Família (ESF):
– Palmeirinha.
– Bom Jesus.
– Americana.
– Amaral.
– Fluviópolis.
– Rosas.
Vale lembrar que considerando a ausência de estudos sobre a coadministração das vacinas (Covid-19 e Gripe), o Ministério da Saúde não recomenda a aplicação das duas doses simultaneamente. A orientação, neste momento, é priorizar a imunização contra a Covid-19.