O Secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, disse, nesta segunda-feira (30), que cerca de 3% da população imunizável contra a Covid-19 no estado escolheu não se vacinar.
Beto Preto falou sobre o assunto em um evento, em Curitiba, que reuniu representantes das Regionais de Saúde do estado, secretários municipais de saúde e o vice-governador Darci Piana (PSD), para tratar sobre as estratégias para o período de pós Pandemia.
“Cerca de 3% da população vacinável optou por não tomar a vacina. Esses 3% que não tomaram a vacina são potenciais doentes ali na frente, também com casos mais graves, com evolução de cepas e variantes que podem ser variantes mais duras”, destacou.
O secretário comentou que a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) elabora estratégias para avançar com a vacinação também para atingir as pessoas que não procuraram o serviço para receber a segunda dose.
O secretário voltou a afirmar que o estado deve concluir a vacinação contra o Coronavírus para as pessoas com mais de 18 anos até o final de setembro.
Ele destacou que o Paraná aguarda uma definição do Ministério da Saúde para estabelecer como será feita a imunização de adolescentes entre 12 e 17 anos.
Até esta segunda-feira, a imunização para esse público começou a ser feita somente em Toledo, no oeste do estado, e faz parte de um estudo da Pfizer, em que o município representa os países em desenvolvimento.
De acordo com Beto Preto, a campanha de vacinação contra a covid deve continuar em 2022.
“Estamos aguardando, mas fatalmente vai acontecer. Eu entendo que é um assunto que pode vir de acordo, mais ou menos parecido, com o que ocorre hoje com a vacinação da gripe influenza, que todo ano tem uma nova campanha”, disse.
FONTE: G1 PARANÁ.