Deus te chama, não aos remendos, mas à vida nova! Lc 5. 33-39
Vamos acompanhar o Evangelho do dia, desta sexta-feira (03/09) com Dom Walter Jorge – Bispo da Diocese de União da Vitória.
Qual é o vinho melhor, o novo ou o velho? Vinho novo é a novidade de Cristo. Mas está escrito que o vinho velho é melhor. Temos, então, que refletir sobre a qualidade do recipiente.
Está escrito também que “o remendo de roupa nova não combina com a roupa velha”. O novo está contrastando com o velho e quem diz que o velho é melhor precisa experimentar o novo. Tudo isso por conta de uma pergunta sobre o jejum. Jejuando, acaba o problema. Já disseram também que o melhor vinho é aquele que se bebe na casa dos outros.
Seja lá como for, o vinho é Cristo e seu Evangelho. Bebamos na fonte, que está no coração de Cristo. Vistamos uma roupa nova, sem remendos, que é o próprio Senhor Jesus. Depois, façamos o que for melhor para a nossa identificação com Cristo, para a construção da comunidade humana, para o bem dos menos amados.
Se jejum é ausência de alimento, a ausência de Cristo é o verdadeiro jejum, e esse não é bom. Mortificações, só inteligentes!