Uma história de amor que deu seu ponta pé inicial há mais de sete décadas e que foi oficializada diante o altar da antiga Paróquia São Mateus, ainda de madeira, no período que antecedeu a construção da atual igreja, em 6 de setembro de 1952.
Os jovens são-mateuenses, José Constante Kuczera e Terezinha Eva Macuco Kuczera, na época ele agricultor e ela professora, moradores da comunidade de Paiol Grande, trocaram alianças e começaram a escrever juntos a sua história, a partir daquele momento.
Uma história de amor, de luta, de união diante as várias batalhas ao longo do tempo. Um amor que resultou em 7 filhos, Antônio Flávio Macuco Kuczera, Maria Nilza Kuczera Ribeiro, João Evaldo Macuco Kuczera, José Erivaldo Macuco Kuczera, Marinilma Macuco Kuczera, Mario Cesar Macuco Kuczera e Rosiani Macuco Kuczera – que cresceram junto colaborando com as atividades da família na agricultura.
Por volta de 1980, diante a aposentadoria, o casal passou a residir no alto do bairro que hoje é conhecido como Vila Faty, e ali se consolidaram como a base estrutural de toda a família, que conta hoje com 16 netos, 20 bisnetos e 2 trinetos.
Segundo uma das netas, Thaimy Ribeiro, o casal mantém vivo o amor e o respeito um pelo outro o que é facilmente notado por todos e enaltece que os avós são um exemplo a ser seguido, “com toda certeza, eles são meus exemplo de relacionamento perfeito. Que minha história seja tão linda quanto a deles.”
Após 69 anos daquele momento especial, José Constante e Terezinha, ele com seus 90 anos e ela com 89, retornaram ao altar da Paróquia São Mateus para a renovação dos votos e a benção diante toda a família e a comunidade.
Um momento emocionante que levou dezenas de presentes às lágrimas, diante as palavras do Padre José Carlos Emanoel dos Santos, que explicitou a importância de viver em união, por amor e com respeito, firmando-se na palavra de Deus e vencendo juntos todos os desafios impostos para se fortaleces enquanto família.
A neta conta, que a vó adora a casa cheia e mal vê a oportunidade de reunir toda a família novamente para confraternizar o momento, a vida e a felicidade.