O Paraná registrou alta de 13,89% nas vendas do comércio varejista no primeiro semestre de 2021, de acordo com a pesquisa de Conjuntural da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio-PR).
A alta de janeiro a junho, segundo a pesquisa, foi puxada para cima pelos setores de óticas, imagem e som, de materiais de construção e de concessionárias de veículos, que cresceram acima de 20% no período.
- Óticas, imagens e som: 29,87%
- Materiais de construção: 26,42%
- Concessionárias de veículos: 22,17%
- Móveis e decoração: 19,66%
- Combustíveis: 18,70%
- Autopeças: 18,45%
- Farmácias: 17,33%
- Calçados: 12,72%
- Vestuário: 7,55%
- Lojas de departamentos: 7,16%
- Supermercados: 0,89%
- Livrarias e papelarias: -3,42%
“As pessoas hoje se sentem mais seguras para sair de casa. Antes elas tinham necessidade para fazer um óculos, por exemplo, mas não se sentiam seguro para pegar uma receita e fazer a compra”, afirmou a empresária do ramo de óticas, Ione Landim.
Segundo a Fecomércio, com o resultado, o setor passou a apresentar crescimento no período acumulado desde março de 2020, quando começou a Pandemia do Coronavírus.
O único setor que ainda não conseguiu se recuperar foi o de livrarias e papelarias, que caiu ao longo do primeiro semestre. De acordo com a Fecomércio, o resultado é impactado pelos longos períodos de aulas remotas e porque muitos trabalhadores estão em home office.
Regiões
Todas as regiões do estado apresentaram ampliação nas vendas. O melhor resultado foi registrado em Londrina, onde o varejo cresceu 27,93% no primeiro semestre, puxado principalmente pelos setores de materiais de construção (46,23%), óticas (45,16%) e concessionárias de veículos (40,05%).
Em Curitiba e região, o aumento foi de 11,91%, puxado para cima pelo ramos de móveis, decorações e utilidades domésticas, que teve crescimento de 28%.
Veja os crescimentos regionais:
- Londrina: 27,93%
- Curitiba e RM: 11,91%
- Oeste: 11,15%
- Sudoeste: 10,84%
- Ponta Grossa: 8,81%
- Maringá: 7,43%
Perspectivas
Segundo a Fecomércio, a expectativa é que os resultados sejam melhores no segundo semestre, com uma alta mais acentuada.
“Nós vemos uma perspectiva muito positiva para o segundo semestre, especialmente pelas datas festivas, como Dia das Crianças, Black Friday, Natal e o pagamento do 13º salário”, afirmou o coordenador da Fecomércio, Rodrigo Schmidt.
FONTE: G1 PARANÁ