“O segredo está em aprender a ouvir” (Lc 10, 38-42)
Início da terceira etapa da subida para Jerusalém. São Lucas marca a etapa com a frase: “Estando em viagem, entrou num povoado”. Meditando o texto, aprendemos alguma coisa da acolhida, da hospitalidade.
As irmãs Marta e Maria acolhem Jesus de forma perfeita. Maria lhe faz companhia, atenta ao que ele diz, enquanto Marta prepara uma refeição. Vale a pena lembrar a afirmação do teólogo Karl Rahner de que a hospitalidade é a flor da caridade. Tudo ia bem aparentemente, não fosse a natureza humana interferir na cena e perturbar a harmonia.
Ou por ciúmes, ou pelo trabalho que estava tendo, Marta reclama com Jesus porque Maria não a ajuda. Nas Escrituras, Deus nunca perde e sempre tira algo novo e construtivo de uma situação imperfeita. Dizia Juan Luís Segundo, teólogo uruguaio, que o pecado é original porque está na origem de toda boa construção.
Aproveitando a reação de Marta, Jesus lhe diz que “Maria escolheu a melhor parte, que não lhe será tirada” . Se Marta é ativa e Maria contemplativa, a contemplação é a melhor parte. Como depois do bom vem o melhor e, depois do melhor, o ótimo, façamos das duas irmãs uma só Marta Maria e teremos a ótima parte.