Nesta quinta-feira (18) foram revelados os mais de 120 premiados do Concurso 2021 do Programa Agrinho, promovido pelo Sistema FAEP/SENAR-PR. O anúncio aconteceu durante o evento online de encerramento do programa, cuja transmissão foi realizada no Facebook, YouTube e aplicativo da entidade. No total, o concurso recebeu mais de 4,8 mil inscrições.
A Professora Nilva Elaine Graboski, aplicou sua Experiência Pedagógica na Escola Municipal Professora Ezilda Amaral Ferreira, na comunidade de Jardim Santa Cruz e obteve o 2º lugar na categoria diante dezenas de projetos em todo o estado do Paraná.
“Agrinho no Campo e na Cidade: combatendo o Covid-19”, esse foi o título da ação da professora são-mateuense junto a sua turma do 4ª ano, que desde o início do ano letivo e mesmo diante as aulas on-line, foram envolvidos com o amor e carinho da professora pelo projeto.
“A participação no programa Agrinho é algo que eu já fazia há alguns anos, o que levou ao reconhecimento por parte do Secretário de Educação da gestão anterior, Jorge Manfroni, me dando a oportunidade de ampliar o desenvolvimento de projetos a nível de município, via secretaria de educação, e agora novamente na escola mantive minha filosofia de trabalho”, destacou Nilva.
Foram palestras on-line e várias atividades escritas sobre o reflexo da Pandemia na agricultura e no dia a dia dos alunos, que quando puderam retomar as atividades presenciais contaram com uma sala de aula toda decora com o tema do Programa Agrinho, Máscaras Personalizadas, Adesivos Personalizados e vários lápis que não deixaram de levar o Agrinho consigo.
Neste ano, o Agrinho abordou o tema “Do campo à cidade: saúde é prioridade”, para manter o foco no bem-estar da comunidade escolar, com assuntos relacionados à saúde física, mental, emocional e social, principalmente devido à Pandemia.
Na cerimônia, estiveram presentes o presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR, Ágide Meneguette, o vice-governador do Paraná, Darci Piana, os secretários da Educação e do Esporte, Renato Feder, de Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Márcio Nunes, de Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara, além do presidente da Federação das Apaes do Estado do Paraná (Feapaes-PR), Alexandre Augusto Botareli César.
“Estamos muito contentes com a adesão que o Agrinho teve neste ano. Mesmo com as dificuldades da pandemia, professores e escolas mobilizaram seus alunos com maestria para desenvolver excelentes trabalhos. Gostaria de reconhecer e agradecer pelo esforço que todos tiveram para, mais uma vez, fazer esse programa acontecer. Que possamos continuar celebrando o Agrinho nos próximos anos, independentemente dos obstáculos”, destacou Meneguette.
Os alunos e professores premiados nas categorias Desenho e Redação receberam notebook (1º lugar), tablet (2º lugar) e smartphone (3º lugar).
Os docentes que participaram da categoria Experiência Pedagógica receberam projetor multimídia e notebook (1º lugar), notebook e fone com microfone (2º lugar) e smartphone e fone com microfone (3º lugar).
Na categoria Escola Agrinho, foram distribuídos 15 computadores e um projetor multimídia para a entidade de ensino classificada em primeiro lugar, enquanto o responsável pelo relato será premiado com um notebook e um smartphone. A escola na segunda colocação recebeu 12 computadores e um projetor multimídia, e o responsável, um notebook. Para a terceira classificada, foram 10 computadores e um projetor multimídia, e, para o responsável pelo relato, um smartphone.
FONTE: Federação da Agricultura do Estado do Paraná.