“A verdadeira Luz do Natal” (Mt 9, 27-31)
Quem é este que vai chegar no Natal e virá no fim dos tempos? É o rebento esperado da família de Davi. Dois cegos nos ajudam a vê-lo e reconhecê-lo. Eu o vejo, mas é ele aquele que deve vir? Os cegos o reconhecem. Eles o seguem e gritam: “Filho de Davi, tem compaixão de nós”.
Este é o Filho de Davi, reconhecido por sua compaixão. É o Deus encarnado, que tem sentimentos, mas não é milagreiro. A fé dos cegos fará o milagre: “Faça-se conforme a vossa fé”. Que aconteça aquilo que vocês acreditam que vai acontecer. Jesus dá a eles a responsabilidade do que vai ou não acontecer, mas dá uma ajuda. Ele toca nos olhos dos dois, e os olhos se abrem. Jesus não fez o milagre sozinho: “Vocês acreditam que eu posso fazer isso?”.
Os cegos acreditaram que ele podia curá-los. Queremos neste tempo atualizar o nascimento de Jesus e sua manifestação final. Atualizamos a sua vinda com a fé que ele nos deu. Cremos e repetimos com insistência: “Filho de Davi, tem compaixão de nós”. Os amigos podem nos ajudar, sobretudo os que sabem interceder. O amigo de hoje se chama Francisco Xavier, missionário jesuíta da primeira hora. Evangelizou as regiões portuguesas da Índia e o Japão.
Morreu neste dia, na China, aos 46 anos de idade. Ajudou muita gente a ver e a reconhecer Jesus.