Guilherme Kantor nasceu na Áustria em 1890 e chegou no Brasil com seus pais aos 5 anos de idade. Morou em Antônio Olinto e Curitiba. Chegou em São Mateus do Sul em 1918 onde fez história no transporte coletivo de nosso município, sendo considerado inovador nessa área. Mas também exerceu várias outras atividades profissionais, entre elas a de músico e maestro. Chegou a ser professor de violino, montou uma orquestra chamada “Os Tamgarás” e também a orquestra “Família Kantor”, formada somente por seus filhos.
Foi ele quem inaugurou a primeira linha de jardineira (ônibus) com viagem de São Mateus do Sul à Três Barras, em 21 agosto de 1921. Que chegava a levar 5 horas de viagem, saindo de São Mateus do Sul às 5 horas da manhã e chegava ao destino as 10 horas.
Ele foi responsável pelo desenvolvimento do transporte de passageiros. Foi quem executou o primeiro sistema de taxi da cidade, as linhas de transporte entre São Mateus do Sul á Palmeira, via São João do Triunfo. Teve iniciativa na linha São Mateus do Sul a Curitiba, de Curitiba a Rio Branco e de Ponta Grossa á Imbituva. O combustível utilizado em seus veículos era originário da velha Usina de Xisto do Perna-de-pau (Roberto Angewitz).
Em 2 de fevereiro de 1984, recém-inaugurada Estação Rodoviária da cidade, recebeu o nome de Guilherme Kantor em homenagem a este pioneiro. Juntamente ao terminal rodoviário, uma rua foi nomeada com seu nome.