Já classificado para a Copa do Mundo de 2022 (Catar), o Brasil enfrenta o Chile, a partir das 20h30 desta quinta-feira (24) no estádio do Maracanã, pelas Eliminatórias. A partida deve ser a última da seleção brasileira diante de sua torcida, isto porque os jogos preparatórios para o Mundial serão realizados fora do país.
A equipe comandada pelo técnico Tite lidera as Eliminatórias Sul-Americanas com 39 pontos, cinco à frente da Argentina, segunda colocada. Já o Chile aparece em sexto lugar, com 19 pontos, três atrás do Uruguai, quarto colocado, que fecha a zona de classificação direta ao Mundial. A quinta posição, que dá vaga à repescagem, é ocupada pelo Peru, com 21 pontos.
Em situação tão confortável, o técnico Tite aproveitará a partida para fazer algumas experiências. No ataque, por exemplo, ele abriu mão de ter um jogador com características de centroavante, que permanece mais fixo na frente, para permitir que Neymar e Lucas Paquetá se revezem na referência nas ações ofensivas, ocupando a faixa central do ataque.
Outra experiência no ataque é a entrada de Antony em uma das pontas. O atacante do Ajax (Holanda) atuou sete vezes e marcou dois gols, mas sempre saindo do banco. Já na lateral esquerda quem ganha uma oportunidade é Guilherme Arana. A expectativa é que o jogador do Atlético-MG receba liberdade para avançar e para colocar em prática uma de suas principais características, o apoio.
Com isso, a escalação inicial do Brasil deve ser a seguinte diante dos chilenos: Alisson; Danilo, Marquinhos, Thiago Silva e Guilherme Arana; Casemiro, Fred e Lucas Paquetá; Antony, Neymar e Vinícius Júnior.
A penúltima rodada das Eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo será realizada nesta quinta-feira (24), e cinco times ainda têm chances de se juntar a Brasil e Argentina na Copa do Mundo de 2022 (Catar).
Equador, Uruguai, Peru, Chile e Colômbia ainda podem conseguir uma vaga na Copa, que começará em novembro.
Os dois gigantes da região já se classificaram, e o Equador, atualmente em terceiro lugar com 25 pontos, três a mais que o Uruguai, se juntará a eles se vencer fora de casa o já eliminado Paraguai.
Os quatro primeiros colocados no grupo com 10 times se classificam automaticamente, e o quinto disputará a repescagem contra um representante da confederação asiática.
O Uruguai, único sul-americano além de Brasil e Argentina a conquistar a Copa do Mundo, receberá o Peru e tem boa chance de conseguir uma vaga direta.
O último adversário deles, o Chile, que joga contra o Brasil no Maracanã nesta quinta-feira, terá que fazer história se quiser se classificar.
O Brasil nunca perdeu um jogo de Eliminatórias em casa, e o Chile precisa conseguir os três pontos para manter suas chances até o jogo final, na próxima terça-feira (29), contra o Uruguai.
A Colômbia é outro time que precisará realizar milagres se quiser evitar ficar fora da Copa do Mundo pela primeira vez desde 2010.