Cresol Triunfo é parceria do evento em prol ao Meio Ambiente
A Prefeitura de São João do Triunfo, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, promove neste sábado (26), a segunda edição do projeto “Rio Limpo”.
A ação ambiental que já ocorrerá em novembro de 2021, conta com a parceria de várias pessoas, entidades e empresas locais, principalmente da Cresol Triunfo que visa sempre a valorização das ações provindas pela comunidade em várias causas, inclusive as ambientais.
Na primeira edição, cerca de 100 pessoas se mobilizaram com a ação, se concentrando em 22 barcos e 4 caiaques e fizeram o recolhimento de mais de duas toneladas de resíduos, que foram destinados à Cooperativa de Trabalho de Agentes Ecológicos (COOPERTRAGE).
Em São João do Triunfo, a Prefeitura Municipal lançou ainda em 2021 a Lei Municipal nº 2.020, que oficializa o Projeto Rio Limpo e cria o calendário de limpeza do Rio Iguaçu e afluentes no município – onde anualmente três datas serão destinadas a está ação:
- Dia da água (22 de março);
- Dia do meio ambiente (05 de junho);
- Dia do rio (24 de novembro).
O Secretário Municipal de Meio Ambiente, Iuri Lapsky salienta a importância do projeto e sua efetividade junto ao município, “considerando a importância histórica, econômica e hídrica que esse curso d’água representa para São João do Triunfo e para o Paraná, a secretaria propôs o Programa Rio Limpo, que além de criar o calendário oficial, subsidia a saudável iniciativa dos voluntários que buscam preservar a beleza do Iguaçu e a qualidade de suas águas”.
“Dessa forma, o programa trará periodicidade e mais eficiência quanto a limpeza e a agradável sensação de dever cumprido aos participantes e munícipes, e certamente, deve promover a cultura e educação ambiental, que esperamos, seja duradoura”, complementa o secretário.
Nesta segunda edição, segundo informações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, já estão cadastrados 34 barcos e 6 caiaques e há expectativa de um público superior a 150 participantes, além dos organizadores.
A concentração inicia-se às 8h na comunidade de Vila Palmira e a saída das embarcações está prevista para às 9h, com o retorno estipulado para às 13h, quando haverá um almoço de confraternização.
O Rio Iguaçu é, em sua totalidade, paranaense e também o mais importante curso d’água de nosso estado. No entanto, por nascer junto a Serra do Mar e cortar a capital e Região Metropolitana, acaba por receber uma incalculável quantidade de resíduos sólidos, que com as cheias, são levados rio abaixo e vão depositando-se às suas margens. Essa situação vem incomodando os usuários frequentadores do Rio Iguaçu em nosso município e o poder público municipal.