Ozy Mendonça de Lima construiu uma história de garra com muito carisma antes mesmo de seus 40 anos. Foi um dos principais presidentes que a câmara de vereadores já teve.
Garantia uma enxurrada de votos para qualquer prefeito ou deputado que se aliasse a ele. Sua oratória era simples e seus inimigos utilizavam disso para o diminuir, mas na realidade ele era imbatível quando se tratava de defender seus projetos.
Em um caso específico Ozy reverteu a votação de uma lei que prejudicaria ervateiros locais, citando uma lei que combatia com ela, tempos depois foi descoberto que tal lei que foi citada por ele, nem se quer existia.
Ozy Mendonça tinha lutava para que houvesse instalações de depósitos para a erva-mate, para que o governo melhorasse as péssimas condições das estradas e que os impostos de bebidas alcoólicas fossem revertidos para o nosso município.
Porém no dia 7 de abril de 1964, a população de São Mateus Do sul ficou comovida ao descobrir que Ozy Mendonça de Lima havia falecido aos 36 anos de idade, vítima de um acidente de carro. Seu nome foi dado para igreja de nossa cidade, que anteriormente se chamava Cândido De Abreu e posteriormente a uma avenida de nosso município.