A 24ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza e a 8ª Campanha Nacional contra o Sarampo começaram nesta segunda-feira (4) em São Mateus do Sul e todo o Paraná, seguindo o informe técnico divulgado pelo Ministério da Saúde.
Em São Mateus do Sul, ambas as campanhas também tiveram seu início marcado hoje e segundo a Secretaria Municipal de Saúde, até o próximo sábado (9) as vacinas da Influenza e Sarampo estarão disponíveis apenas no Centro de Saúde.
Ainda de acordo com a secretaria, assim que nova remessa for recebida, serão distribuídas para as demais salas de vacina nas Unidades de Saúde e o Cronograma de Vacinação será divulgado.
A campanha será realizada em duas etapas:
- 1ª Etapa: desta segunda-feira (4) ao dia 30 de abril – e tem como público-alvo idosos acima de 60 anos e os trabalhadores da saúde.
- 2ª Etapa: a partir do dia 2 de maio – a vacinação será ampliada para os seguintes grupos: crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes e puérperas, povos indígenas, professores, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, forças de segurança e salvamento e forças armadas, caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.
Também iniciou nesta segunda-feira (4) a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo, realizada simultaneamente à imunização da Influenza. A ação é nacional e, pela primeira vez, realizada de forma concomitante.
Esta é a 8ª campanha do sarampo e tem como objetivo imunizar crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade e atualizar a situação vacinal dos trabalhadores da saúde.
A campanha ocorrerá em duas etapas:
1ª Etapa: iniciando nesta segunda-feira (4) – até 30 de abril e tem como público-alvo os trabalhadores da saúde.
2ª Etapa: de 2 de maio até 3 de junho, contemplando as crianças de seis meses a cinco anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), que poderão receber, no mesmo momento, a vacina contra a gripe.
Todas desta faixa etária deverão receber uma dose da vacina tríplice viral, independentemente da situação vacinal atual contra a doença.