O Ministério do Turismo divulgou o novo Mapa do Turismo Brasileiro e 210 cidades paranaenses, dentre elas, São Mateus do Sul, abrangem as 15 regiões turísticas reconhecidas nacionalmente.
O Mapa é um instrumento que reúne municípios que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento e identifica necessidades de investimentos e de ações para a promoção do setor em cada região. No Brasil, são 2.542 cidades distribuídas em 322 regiões turísticas.
Ou seja, o Paraná tem 8% das cidades do estudo e 52% dos municípios estão dentro do radar nacional.
São Mateus do Sul está inserido na Região Sul do Paraná, destacada por trazer alguns traços particulares da região, tais como: o turismo religioso e rural, enoturismo, ecoturismo, visita a áreas naturais, turismo de negócios e eventos, turismo náutico, cultural e histórico e turismo tecnológico-científico.
A região se destaca pela produção da erva-mate e o turismo náutico é tradição na região que tem o Rio Iguaçu, além de ter o município de Bituruna reconhecido como a Capital do Vinho Paranaense e tem a maior estátua de Santa do mundo.
São Mateus do Sul, reconhecido como a Terra da Erva-Mate e a Capital Polonesa no Paraná, conta com a Rua do Mathe, com a nossa Caixa d’água em formato de Cuia, com o Chimarródromo, com o Parque do Rio Iguaçu, com a Paróquia São Mateus, com a Igreja Centenária na comunidade de Água Branca, com as feiras do produtor e gastronômica, além de vários eventos já tradicionais em nossa comunidade como o Jantar do Charque à moda dos Vapores, a Expomate, a Festa da Colheita do Mate, o Tradycje Polskie, o Polskie Smaki, o Jantar Italiano, as comemorações do Natal Ouro Verde e outros.
O Secretário de Indústria, Comércio, Turismo, Ciência e Tecnologia de São Mateus do Sul – Carlos Roberto Chaves, destaca que essa conquista é o fruto do trabalho intenso do município visando incluir a cidade no Mapa Turístico do Paraná e do Brasil, com alcance mundial, “não basta apenas falarmos que somos uma região turística, pois para ter o reconhecimento e de fato ‘aparecer’ no mapa, é necessário obedecer a vários critérios que ranqueiam as cidades que passam a fazer parte do mapa. A vantagem disso é que a partir de agora, seremos reconhecidos por toda a cadeia produtiva do turismo que é um dos negócios mais vantajosos e lucrativos do mundo, sendo conhecida como uma ‘Indústria sem Chaminé’, e receberemos benefícios à toda população”.
O Secretário enaltece a atuação da sua secretaria e membros da equipe, que reuniram toda a documentação e criaram um ambiente propício para que alcançássemos esse objetivo e a partir de agora, inicia uma nova missão, que é o mapeamento de rotas turística, “agora vamos fazer a lição de casa dando inicio à segunda etapa, que é criar e propiciar todo essa ambiente”.
Regiões Turísticas do Paraná
As 15 Regiões Turísticas oferecem ao visitante uma estimulante jornada, seja qual for seu perfil. São elas:
- Campos Gerais.
- Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu.
- Corredores das Águas.
- Ecoaventuras Histórias e Sabores.
- Entre Matas, Morros e Rios.
- Lagos e Colinas.
- Litoral do Paraná.
- Norte do Paraná.
- Norte Pioneiro.
- Riquezas do Oeste.
- Rotas do Pinhão.
- Sul do Paraná.
- Terra dos Pinheirais.
- Vale do Ivaí.
- Vales do Iguaçu.
Para se cadastrar, os municípios precisam atender aos critérios estabelecidos na Portaria Federal nº 41/2021. Um deles é possuir um órgão responsável pelo setor turístico e orçamento definido para investimentos. Também é necessário que as empresas e trabalhadores estejam registrados no Cadastur, a fim de certificar ao turista que o serviço é regularizado e confiável.
Além disso, o município precisa comprovar a existência de um Conselho Municipal de Turismo ativo e ter assinado um Termo de Compromisso com o Programa de Regionalização do Turismo (PRT). Por fim, as administrações públicas devem comprovar a existência de uma instância de governança regional no turismo, que pode ser conselho, associação, fórum ou comitê.
Ao longo de 2021, a Paraná Turismo, em parceira com as Instâncias de Governança Regionais (IGRs), realizou reuniões presenciais e virtuais com as 15 regiões turísticas para sensibilizar sobre a importância do Mapa do Turismo Brasileiro.