Tenente Max Wolf Filho nasceu em 29 de julho de 1911, era filho de pai austríaco e mãe brasileira, viveu sua infância e adolescência em São Mateus do Sul.
Aos seus 33 anos se voluntariou e incorporou ao 11º Regimento de Infantaria. Seguiu para a Itália em outubro de 1944. Tendo destaque de ações de resgate de feridos.
Em diversas oportunidades, o Sargento Max Wolf voluntariou-se para o comando de patrulhas que se infiltravam em defensivas inimigas, realizavam reconhecimento, faziam prisioneiros e resgatavam feridos. Evidenciando o que o consagravam de “Rei dos Patrulheiros”.
Desde cedo graças a sua determinação excepcional, senso de responsabilidade e cuidado especial que dispensava seus subordinados, tornou-se popular e querido não só pela tropa brasileira mas também pelos americanos.
Tenente Max Wolf Filho faleceu heroicamente em solo italiano, no dia 12 de abril de 1945, durante a realização da patrulha de reconhecimento, após ter recebido uma rajada de metralhadora, levando aflição e angustia à tropa de brasileiros que combatia os alemães em Maserno.
Tenente Max foi promovido a Segundo Tenente após sua morte e é considerado Herói de Guerra do Brasil para o Exército Brasileiro, por seus feitos em missões arriscadas, nas ações voluntárias de salvamento e pela amizade incondicional aos seus comandados.
FONTE: Revista Verde-Oliva – Exército Brasileiro