Dados do Portal da Transparência do Registro Civil, divulgados pela Anoreg, apontam que as mortes de pessoas entre 90 e 99 anos pela doença caíram 72%.
Um levantamento divulgado, nesta quinta-feira (22), pela Associação dos Notários e Registradores do Estado do Paraná (Anoreg), aponta que as mortes de idosos por Covid-19 no Paraná diminuíram com a vacinação.
O balanço considerou dados do Portal da Transparência do Registro Civil na comparação entre a média de óbitos pela doença desde o início da Pandemia e os primeiros 15 dias de abril.
Os idosos com idades entre 90 e 99 anos, desde o início da Pandemia, representavam em média, 5,9% do total de mortos pela Covid-19 no estado. Houve redução de 72% no índice de mortes de idosos com estas idades.
O número diminuiu para 3,1% dos óbitos em março, com o início da vacinação. Na primeira quinzena de abril, esta faixa etária passou a representar somente 1,6% do total de falecimentos por Coronavírus no Paraná.
Os idosos entre 80 e 89 anos representavam 19,6% do total de mortos por Covid-19 antes do período de vacinação, segundo o levantamento. Em março, o grupo passou a representar 13,9% das mortes, e em abril, caiu para 11,1%. Em geral, a redução foi de 44%, segundo a associação.
Também houve redução, conforme o levantamento, na porcentagem de mortes pela doença entre pessoas com idades entre 70 e 79 anos, que representavam 26,2% do total em meses anteriores, e passaram para 24,6% em abril.
Apesar da redução entre os idosos, a média de idade dos pacientes que morreram por Covid-19 no Paraná, desde o início da pandemia, é de 67,4 anos, segundo Boletim da SESA, de quarta-feira (21).
Desde o início da pandemia, mais de 20 mil pessoas morreram pela doença no estado.
Aumento nas mortes de jovens
Os números apontam que a vacinação que tem imunizado os idosos, aliada à falta de proteção de parte da população mais jovens, além da chegada da nova variante brasileira do vírus mudaram o perfil dos óbitos pela Covid-19.
Segundo o levantamento, entre fevereiro e abril de 2021, com exceção dos idosos, todas as outras faixas de idades tiveram crescimento no número de mortes pela doença.
Pessoas entre 40 e 49 anos foram as mais afetadas, concentrando 44% das vítimas no Paraná.
Mortes de pessoas mais jovens entre fevereiro e abril:
- Entre 40 e 49 anos: 44% do total de óbitos no estado;
- Entre 50 e 59 anos: 19,4% do total do estado
- Entre 30 e 39 anos: 5% do total;
- Entre 20 e 29 anos: 1% do total.
FONTE: Secretaria de Estado da Saúde (SESA).