Retorno será gradativo e começará pelos alunos do terceiro ano do ensino médio das escolas particulares. Na rede municipal, volta começa a partir do dia 3 de maio, segundo decreto.
A Prefeitura de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, publicou um decreto autorizando a volta às aulas presenciais, de forma escalonada, a partir de segunda-feira (26). O retorno deverá seguir restrições por causa da Pandemia do novo Coronavírus.
Foz do Iguaçu tem 34.428 casos confirmados e 737 mortes provocadas pela Covid-19, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Em todo Paraná são 21.199 óbitos e 917.924 diagnósticos.
Confira a seguir o cronograma de retorno:
- 26 de abril: alunos do Terceiro Ano do Ensino Médio das escolas particulares, além dos estudantes de pós-graduação, mestrado e doutorado de universidades públicas e privadas;
- 3 de maio: alunos dos dois primeiros anos do ensino fundamental das escolas municipais Jardim Naipi, Princesa Isabel, Papa João Paulo I, Osvaldo Cruz e Josinete Holler.
Em relação ao retorno na rede municipal, a prefeitura informou que alunos e professores terão que passar por um exame do tipo RT-PCR no dia 30 de abril.
Os demais estudantes da rede pública e particular devem continuar com o ensino remoto. A prefeitura informou que o retorno de algumas turmas acontece para maior controle da Secretária de Saúde.
Após a avaliação de como foi o retorno das aulas, a prefeitura estuda liberar as demais turmas para volta presencial.
Restrições
A prefeitura informou que o retorno irá acontecer no modelo híbrido, com salas de aula operando com 30% da capacidade. Enquanto parte dos alunos estarão estudando em casa, outros estarão na escola.
O uso de máscara será obrigatório. Além disso, as escolas irão oferecer álcool em gel e deverão aferir a temperatura dos estudantes antes da entrada na instituição.
FONTE: G1 Paraná.