O Paraná é o estado da federação que menos tem alunos do ensino médio na modalidade integral, em que estudantes passam o dia todo na escola.
De acordo com levantamento do Ministério da Educação (MEC) e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), até 2022, 4,4% dos estudantes de ensino médio da rede estadual do Paraná tinham acesso ao ensino médio integral, número que fica bem abaixo da média nacional de 20%.
Atualmente, de acordo com o Censo Escolar, o Paraná possui 253 escolas com o ensino integral, dos 2,1 mil colégios do estado. Dos 364 mil alunos matriculados no ensino médio do Paraná, 28.480 têm acesso ao ensino integral.
A Secretaria de Estado de Educação (Seed) reconhece o atraso no modelo, mas diz ter avançado para aumentar o acesso de estudantes desde 2019.
“Esse dado do Paraná estar na última posição não é só do último censo. Quando a gente assumiu a gestão, em 2019, eram 73 escolas. O Paraná começou a investir tarde em ensino integral. Em 2012 o Paraná tinha 5 escolas em ensino integral. Estados referência, como Pernambuco, tinham 117 escolas em 2012”, explicou Leandro Beguoci, diretor de comunicação e porta-voz da Seed.
Segundo a Seed, o objetivo é chegar a 400 escolas com ensino integral em 2024.
“Mesmo sem dobrar o número de escolas, a gente dobrou o número de estudantes. Porque a gente também fez a escolha de aumentar ao integral nas escolas com mais matrículas. Esse é o nosso objetivo, trazer mais alunos para o ensino integral”.
Desafios
Um dos desafios da modalidade é a evasão escolar, principalmente por causa da condição financeira de muitas famílias, que precisam que os adolescentes comecem a trabalhar para ajudar em casa.
Para a coordenadora de educação da Unesco no Brasil, Rebeca Otero, o modelo é vantajoso, mas a carga horária maior tem que ser acompanhada de qualidade de ensino.
DONTE: G1 PARANÁ