São Mateus do Sul, um pedacinho da Polônia é aqui!

Data:

Compartilhe a notícia:

foto: Arquivo ZPiT PW

Nossa querida cidade é conhecida por muitos, por ter predominantemente, uma população com descendência polonesa. Há vários registros em jornais antigos, nacionais e poloneses, que afirmam a influência dos polacos com o desenvolvimento da nossa região. Hoje, muitas pesquisas tem sido realizadas sobre essa influência, não só em São Mateus mas como em todo o sul do Brasil.

O grupo Karolinka, BRASPOL, CODESAMAS e todas as organizações do município, seja do setor público ou privado, que estão trabalhando para juntos formar uma cidade mais turística através da cultura polonesa, reforçam que sim, São Mateus do Sul, é a Capital Polonesa do estado. E isso faz com que nossa cidade fique no “radar” de muitos poloneses.

A prova disso é o retorno do grupo de dança, coro e orquestra da Universidade Politécnica de Varsóvia à São Mateus do Sul. O grupo já esteve presente em 2018, onde realizou um espetáculo juntamente com o Karolinka. Na época, a delegação polonesa foi cordialmente recebida por famílias que “adotaram” os membros do grupo e pela população que lotou o salão paroquial da Igreja Matriz São Mateus para assistir o concerto. A certeza que foram bem recebidos e que se sentiram em casa, neste pedacinho da Polônia no Brasil é a volta deles em maio de 2023.

O Grupo de Canto e Dança da Politécnica de Varsóvia foi fundado em 1951. Os membros do grupo são os alunos dessa Universidade que através de canto e dança, conquistaram os corações de milhões de pessoas não somente na Polônia, mas também em quase todos os países do mundo. Excluindo a Austrália, o grupo já se apresentou em todos os continentes e para alguns lugares já retornou várias vezes. Também, ganhou muitos prêmios em festivais internacionais. No ano passado, o grupo ganhou o Grand Prix do festival Golden Dance na Bulgária. Os artistas do são profissionais de classe alta exercendo um enorme impacto na imagem da equipe.

Em 2011 o Conjunto comemorou seu sexagésimo aniversário e ofereceu um Concerto de Gala na Ópera Nacional de Varsóvia. Em 2021 foi um ano excepcional para a equipe, não apenas pelo seu 70º aniversário, mas também porque lançou seu próprio CD intitulado “Muzycko, grejze mi!”. O álbum encanta com o som de canções regionais, sucessos de Varsóvia pré-guerra ou Lviv. É também um belo registro dos últimos 10 anos de trabalho da Equipe.

O conjunto se apresentará em dois grupos de oito pares de dança e canto e uma orquestra de 10 pessoas somando de 36 pessoas para as apresentações durante a tournée no Brasil deste ano, sob o comando de Janusz Chojecki, diretor do grupo.

Então, você leitor do Portal Ouro Vivo, marca essa data na sua agenda: 01 de maio, feriado do trabalho, você tem super espetáculo de dança, coro e orquestra pra assistir! Será de máxima qualidade e imperdível. Siga as redes sociais do grupo Karolinka e Portal Ourovivo e fique por dentro de todas as novidades.

Anúncio
Anúncio

Notícias relacionadas

São-mateuense é um dos ganhadores do 4º prêmio da Hiper Sorte

O são-mateuense Marcos Vinícius de Castilho, morador da Vargem Grande foi um dos ganhadores do 4º prêmio do...

Utilidade Pública: Edital de Loteamento

Leandro de Freitas Oliveira Junior, Agente Delegado do Serviço de Imóveis da Comarca de São Mateus do Sul,...

Utilidade Pública: Edital de Loteamento

Leandro de Freitas Oliveira Junior, Agente Delegado do Serviço de Imóveis da Comarca de São Mateus do Sul,...

Utilidade Pública: Edital de Loteamento

Leandro de Freitas Oliveira Junior, Agente Delegado do Serviço de Imóveis da Comarca de São Mateus do Sul,...