Educação Transformadora: Plasticidade Cerebral

Data:

Compartilhe a notícia:

Olá!!! Hoje vamos falar de algo novo para muitas pessoas, e que há pouco tempo era novo para mim também.

Plasticidade cerebral. Já ouviram falar?



É o que os neurocientistas chamam quando o nosso cérebro sofre alguma mudança, se reorganiza, aprende algo novo!

Será que podemos aprender algo novo? Será que não estamos “velhos” para aprender? Podemos sim!!! Todos os dias, não importa a idade!

Devemos criar em nós (e em nossos filhos, alunos) o que chamam de mentalidade de crescimento: todos somos capazes de aprender.

Muitos de nós fomos criados (seja na família ou na escola) ouvindo que éramos bons só em uma determinada área: exatas, humanas, parte artística, entre outras. Isso nos fez criar o que chamam de mentalidade fixa.

Acreditamos nisso, pois fazíamos com mais facilidade, ou com maior rapidez, e não nos dedicamos com afinco e prazer nas coisas que tínhamos maior dificuldade. Claro que isso vai fortalecendo e criando raízes em nosso cérebro, programando algo fixo que nos deixa acreditar que não somos capazes de aprender o que estiver fora da nossa zona de conforto.

E infelizmente, isso também acontece na própria área que achávamos ser os melhores. Por exemplo, se eu escutei minha vida toda ser boa em contas, na hora que me deparo com uma que não saiba resolver com a mesma facilidade, bloqueio, me desmotivo e acredito não ser capaz, pois cresci sendo alimentada com elogios fixos, como se eu soubesse tudo de números.

O que é um elogio fixo? Algo assim: “você resolveu esse problema difícil assim? Isso é tão inteligente!”. Sabemos que não há maldade em elogiar dessa maneira, mas com o passar do tempo, elogios fixos criam mentalidades fixas, que são difíceis de serem mudadas, mas não impossíveis.

Podemos mudar elogios fixos por elogios de crescimento, como nessa mesma situação: “adorei sua solução para o problema, é tão criativa!”.

É difícil fazermos novas rotas cerebrais? Sim! É impossível? Não!!! Temos que tentar, todos os dias, em todos os momentos da nossa vida. É como termos um carreiro por onde passamos, já está feito, é mais fácil. Agora, temos que enfrentar o mato, a irregularidade do terreno para achar outro caminho para ir, outra trilha. Depois, vai ficando mais fácil e se torna um padrão melhor e mais saudável.

Então vamos para a tarefa: o que iremos desprogramar hoje? Eu estou tentando desbloquear minha dificuldade em escrever, ao fazer a coluna toda quinzena para vocês (algo que para mim sempre foi difícil, pois era das exatas). Digo ERA, pois podemos ser de todas as áreas, somente termos mais habilidade em uma, e está tudo bem!


Boa semana e até a próxima!!!

Adani Gralak Trzaskos
Adani Gralak Trzaskos
Licenciada em Matemática pela FAFI - Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória em 2005. Pós graduada no Ensino da Matemática e em Matemática Aplicada. Finalizando o curso de pós graduação em Educação Transformadora pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Atuo na área da educação há 16 anos.
Anúncio
Anúncio

Notícias relacionadas

São-mateuense é um dos ganhadores do 4º prêmio da Hiper Sorte

O são-mateuense Marcos Vinícius de Castilho, morador da Vargem Grande foi um dos ganhadores do 4º prêmio do...

Utilidade Pública: Edital de Loteamento

Leandro de Freitas Oliveira Junior, Agente Delegado do Serviço de Imóveis da Comarca de São Mateus do Sul,...

Utilidade Pública: Edital de Loteamento

Leandro de Freitas Oliveira Junior, Agente Delegado do Serviço de Imóveis da Comarca de São Mateus do Sul,...

Utilidade Pública: Edital de Loteamento

Leandro de Freitas Oliveira Junior, Agente Delegado do Serviço de Imóveis da Comarca de São Mateus do Sul,...