Vivência com Eva Blaszczyk, viva uma experiência em cada oportunidade

Data:

Compartilhe a notícia:

Certamente você já vivenciou momentos que de tão marcantes se tornaram inesquecíveis…

Experimentar, provar, vivenciar, presenciar, experienciar são palavras que nos remetem aos mais profundos sentimentos de “viver a vida na prática” e é justamente sobre isso que vamos falar agora!

Algum dia você já pensou na possiblidade de vivenciar experiências contemplando o que está a sua volta?

Em muitas situações, nosso dia-a-dia é tão corrido e cheio de afazeres que “ligamos o modo automático” e deixamos que as coisas sigam naturalmente… mas é necessário dar uma pausa para apreciar o que temos de mais belo por aí. E uma das alternativas para isso é o Turismo de Experiência.

O turismo de experiência é aquele em que saímos do “tradicional”. Nesta modalidade vivenciamos momentos de imersão, seja na história, na gastronomia, na cultura ou em modos de cultivo, como é o caso das visitas em chácaras ou propriedades rurais que permitem uma experiência única.

Aqui darei um exemplo de turismo de experiência que foi realizado na Chácara Kiwi da Serra localizada em São Luiz do Purunã/PR e que cultiva Kiwi, uma planta que não é tão tradicional aqui na nossa região.

Durante a época de colheita, os proprietários abrem a porteira para acolher visitantes, a fim de apresentar todo o sistema de cultivo.

Ao chegar no local, fomos recepcionados pelos proprietários, que prontamente conferiram o nome e o horário agendado para a visita.

Em seguida, fomos orientados a aguardar ao pé de um plátano, uma árvore suntuosa que começava a mudar de cor a chegada do outono. Neste momento foi possível observar a beleza da árvore e do espaço como um todo…. não faltou paisagem para apreciar.

A visita começou com uma apresentação dos proprietários e com a explicação geral da propriedade. Em seguida seguimos com a visita guiada na plantação. Durante o passeio (a pé) conversamos com os proprietários e podemos contemplar a paisagem local (que é linda!!!).

A visita durou certa de 2 horas. Nestes momentos, tivemos a oportunidade de conhecer mais sobre o cultivo do Kiwi, seja o plantio, manejo, tratos culturais, sistema de irrigação, colheita. Enfim, tudo o que tivéssemos curiosidade de perguntar.

Na metade do trajeto, seguimos até um mirante natural, onde foi possível observar toda a plantação e às serras que emolduram a paisagem. Neste momento aproveitei para colher folhes de “Marcela”, que desabrocharam no campo.

Seguimos com o passeio…

Quase chegando na sede, aproveitei para tirar foto da placa “Chácara Kiwi da Serra” com a representação de um kiwi cortado ao meio. De longe, apenas uma placa, mas de perto uma obra de arte. A placa foi toda feita de mosaico… peça por peça montam um desenho lindo, com uma sensibilidade nos detalhes que realmente impressionam. A “obra de arte” foi feita pela própria proprietária do local, que levou certa de 6 meses para finalizar a peça.

Chegando ao final do passeio, seguimos para a tão esperada colheita do Kiwi.

Cada visitante vestiu uma sacola (feita exclusivamente para a colheita do kiwi), e colheu os frutos que mais lhe agradavam. Esse momento foi mágico. Estava um dia de sol! Os raios solares atravessavam as folhas e formavam um ambiente acolhedor, propício para as melhores fotos.

Depois desse momento, seguimos com os kiwis até o barracão, despejamos eles em uma caixa e finalizamos a visita. Não antes de provar algumas delícias feitas com a fruta! Destaco duas que me chamaram a atenção… a geléia e a caipirinha, com sabores suaves e delicados.  

Na saída ganhamos uma caixa de kiwi (aqueles que eu mesma colhi). A experiência é única! O passeio estimula a integração com o local e com os proprietários! É emocionante e muito marcante!

Para conhecer a chácara acesse http://chacarakiwidaserra.com.br/. É necessário agendar a visita!

Obrigada por chegar até aqui e até a próxima vivência!

Um abraço!

Eva Blaszczyk

Anúncio
Anúncio

Notícias relacionadas

São-mateuense é um dos ganhadores do 4º prêmio da Hiper Sorte

O são-mateuense Marcos Vinícius de Castilho, morador da Vargem Grande foi um dos ganhadores do 4º prêmio do...

Utilidade Pública: Edital de Loteamento

Leandro de Freitas Oliveira Junior, Agente Delegado do Serviço de Imóveis da Comarca de São Mateus do Sul,...

Utilidade Pública: Edital de Loteamento

Leandro de Freitas Oliveira Junior, Agente Delegado do Serviço de Imóveis da Comarca de São Mateus do Sul,...

Utilidade Pública: Edital de Loteamento

Leandro de Freitas Oliveira Junior, Agente Delegado do Serviço de Imóveis da Comarca de São Mateus do Sul,...