Que tal sair da rotina? Vamos conhecer o Day use em uma vivência incrível

Data:

Compartilhe a notícia:

Estamos em um período de constantes transformações. As mudanças estão acontecendo rapidamente e o tempo parece correr. E aquela vontade de fazer algo novo, quebrar a rotina e aproveitar os pequenos momentos estão cada vez mais presentes em nosso cotidiano.

Mas como fazer algo diferente se estamos em plena Pandemia?

Para mudar a rotina não necessariamente precisamos viajar longas distâncias, podemos visitar propriedades rurais locais que recebem residentes, visitantes e viajantes no sistema Day use. Mas com todos os cuidados, é claro!

O Day use é uma expressão do inglês que significa “uso por um dia”. É uma modalidade de serviço na qual os visitantes podem usufruir de toda a estrutura e dos serviços do estabelecimento por um dia, como piscinas, sala de jogos, quadra de esportes, trilhas, recreação infantil, contato direto com animais, pescaria, passeio de charrete ou de trator e gastronomia. Então, o visitante pode chegar pela manhã e sair ao final da tarde sem pernoitar no local.

Abrir a propriedade para apresentar técnicas de produção e oferecer atividades turísticas de lazer, esporte e gastronomia, além de agregar valor aos produtos e serviços locais, ainda complementam a renda dos proprietários, e é por isso que essa modalidade tem se tornado uma alternativa viável para proprietários de estabelecimentos rurais.

É comum ouvirmos falar de roteiros e rotas rurais onde há vários empreendimentos e atrativos turísticos. Entretanto, é possível oferecer os serviços de turismo rural em qualquer município. Então, se você é proprietário de uma chácara, é importante entender se há uma demanda específica para os serviços que você pretende oferecer. E, se você não sabe se há uma demanda aparente, é possível criar! Fale sobre o que pretende fazer e oferecer na propriedade e veja o que acontece!

Já se você é um consumidor desse tipo de serviço, é importante pesquisar se ele é oferecido nas proximidades, seja pela internet, redes sociais, com amigos ou conhecidos, pois em muitas situações os serviços já existem, mas nem sabemos. Então precisamos externalizar alguns desejos para poder satisfazê-los.

Vale destacar que o turismo rural é uma modalidade demandada por um segmento de mercado que valoriza, preserva e fortalece as características naturais e culturais de uma região. Seu surgimento se deve a dois fatores principais: o crescimento da população urbana que busca espaços para interação direta com a natureza, e a necessidade de diversificação de atividades agrícolas no campo.

Apesar de parecer um segmento novo, o turismo rural começa a se destacar a partir da conquista dos direitos trabalhistas na década de 1950, em países como França, Inglaterra, Alemanha e Portugal, quando as populações das cidades buscavam entretenimento no meio rural. No Brasil, o turismo rural começou a ser explorado na década de 80 quando o setor agropecuário passava por dificuldades econômicas e ele serviu como alternativa para minimizar os problemas financeiros das propriedades.

Veja nesse momento de Pandemia também estamos passando por muitas dificuldades e muito empreendimentos rurais estão mudando seu foco de atuação ou mesmo agregando outros serviços à aqueles principais.

Para dar um exemplo claro sobre esses acontecimentos recentes e a mudança de foco de estabelecimentos rurais falarei sobre a Chácara das Vaquinhas localizada em São José dos Pinhais.

Até o ano de 2015 a chácara era utilizada apenas para uso familiar. A partir de então, os proprietários resolveram fazer algumas adaptações para atender eventos corporativos, principalmente treinamentos e confraternizações. Entretanto, com a chegada da Pandemia e a proibição de realização dos eventos, a chácara teve que fechar! E ficou assim por quase um ano.

Nesse momento, a proprietária Tatiana Pereira Rodrigues, teve que reinventar o formato do serviço oferecido. E, junto com seu colega de faculdade Luiz Eduardo Corrêa bolaram o serviço de delivery de costela fogo de chão (mas a logística tornou o serviço praticamente inviável). Então surgiu a ideia de apostar no sistema Day use, primeiro com picnic e depois com almoço e café da tarde (que nos meses de junho e julho são temáticos com comidas de festa junina).

Para o Day use, a estrutura e os serviços da chácara tiveram que ser adaptados. Na verdade, eles estão sendo adaptados a todo momento para o melhor atendimento ao público.  A chácara oferece uma série de serviços e, para descobrir quais são eles, fiz uma visita guiada. (Depois de almoçar…é claro!).

O Eduardo me acompanhou durante toda visita. Primeiro conheci a Capela Ecumênica onde são realizados pequenos casamentos, depois passei pela casinha de bonecas, onde as crianças se divertem brincando em uma casa bem colorida, e segui passando pela churrasqueira, onde são assadas as costelas no fogo de chão e onde é feito o varal de legumes (que são deliciosos).

A churrasqueira é o espaço preferido dos visitantes para fazer as fotos e vídeos. E não é à toa! Pois ver o processo de cocção dos alimentos é instigante para todas as pessoas que apreciam uma boa gastronomia. Chega dar água na boca!

Ah!!! Vale destacar que as costelas são assadas pelo Márcio José Rodrigues, que acorda às 3h da manhã para fazer o fogo e dispor a carne para assar. A carne fica durante horas no fogo e ao final é possível degustar uma costela suculenta e saborosa!

Seguindo com a visita pela chácara, passamos pelo salão de eventos, deck, campo de futebol (onde estava ocorrendo a recreação infantil), bosque com mesas ao ar livre (onde havia uma carroça), orquidário, e por fim no espaço onde ficam os animais.

Cabritos, carneiros, porcos, galinhas, pavões, patos e vaquinhas são algumas atrações da chácara! Os animais são dóceis! É possível observar e tirar fotos com alguns deles. (Vale destacar que mesmo tendo contato com animais desde criança, é diferente quando visitamos outro espaço! Saímos da rotina! Vislumbramos outras possibilidades! Saímos repletos de energia para começar uma nova semana! Ou seja, energizamos…).

Fiquei cerca de 4 horas na chácara! A sensação é que todo aquele cansaço acumulando durante a semana se foi em um piscar de olhos. Tive um momento de vivência que ficará marcada positivamente em minha memória! O contato com os colaboradores, em especial o Eduardo e o Márcio que me contaram sobre suas atribuições na execução das tarefas fez com que valorizasse ainda mais a prestação dos serviços da chácara! (Ainda preciso voltar lá para falar pessoalmente com a Tatiana, ela não estava lá no dia da visita).

Se você quiser saber mais sobre a chácara acesse: www.chacaradasvaquinhas.com.br ou siga nas redes sociais @chacaradasvaquinhas.

Agora eles estão com a novidade do workday! Então você pode levar seu notebook para passar um dia trabalhando em um ambiente diferente. Neste serviço está incluso coffee break, almoço colonial e café da tarde. Também tem recreação inclusa para as crianças.

Espero que tenha instigado você a saber mais sobre o que temos de melhor da nossa região! O turismo é feito de pessoas para pessoas! E quando o trabalho é feito com amor é possível sentir! E foi exatamente o que senti!

Um abraço!

Anúncio
Anúncio

Notícias relacionadas

São-mateuense é um dos ganhadores do 4º prêmio da Hiper Sorte

O são-mateuense Marcos Vinícius de Castilho, morador da Vargem Grande foi um dos ganhadores do 4º prêmio do...

Utilidade Pública: Edital de Loteamento

Leandro de Freitas Oliveira Junior, Agente Delegado do Serviço de Imóveis da Comarca de São Mateus do Sul,...

Utilidade Pública: Edital de Loteamento

Leandro de Freitas Oliveira Junior, Agente Delegado do Serviço de Imóveis da Comarca de São Mateus do Sul,...

Utilidade Pública: Edital de Loteamento

Leandro de Freitas Oliveira Junior, Agente Delegado do Serviço de Imóveis da Comarca de São Mateus do Sul,...