Reflexão sobre o processo da Avaliação Escolar de nossos filhos

Data:

Compartilhe a notícia:

Hoje trouxe uma reflexão sobre avaliação escolar, um tema um tanto polêmico mas necessário de se falar!


Ao escrever meu artigo para finalização do curso de especialização em Educação Transformadora, escolhi abordar tal tema, do ponto de vista dos pais. A grande maioria acredita que a avaliação como é feita hoje deveria ser reformulada, abrangendo mais competências do que apenas o “responder questões em uma prova”.

Devemos relembrar o porquê avaliamos. Avaliar é um método de adquirir e processar evidências necessárias para melhorar o ensino-aprendizagem, ver etapa por etapa do processo, a efetividade ou não e, em caso negativo, que mudança deve ser feita para garantir sua efetividade.

O que temos visto, infelizmente, é uma grande competição de notas, e isso acaba desmotivando os alunos, comunicando mensagens prejudiciais e fixas que resultam em menor aprendizagem em sala de aula.

Jo Boaler nos trás que: “O sistema de provas da última década tem exercido um grande impacto negativo nos estudantes, mas este não se restringe às provas. A comunicação de notas aos alunos é, da mesma forma, negativa. Quando os alunos recebem uma porcentagem de acertos ou nota, eles pouco podem fazer além de compará-la com as dos outros à sua volta, e a metade ou mais acaba decidindo que eles não são tão bons quanto os outros.”

De acordo com grandes pesquisadores do tema, e com opinião dos pais que participaram do artigo que escrevi, a avaliação deveria incluir o raciocínio lógico, psicológico e também comportamental na sociedade.

Grandes empresas como a Google, declararam não estarem mais interessadas no desempenho dos estudantes em testes, pois ele não prediz de forma alguma o sucesso no local de trabalho. Um principio essencial da boa testagem é que ela deve avaliar o que é importante e valioso, e não o que é fácil de se testar.

Devemos estimular mais trabalho em equipe, mais resoluções de problemas atuais, mais debates, incentivar a criticidade em nossos filhos e alunos, para que cresçam com maior suporte para enfrentar novos desafios e para trabalharem em grupos, pois vemos a cada dia que ninguém é tão bom quanto todos juntos.

Tem alguma dúvida ou sugestão? Mande um direct para mim, ficarei feliz em saber o que está achando! Um abraço!

Adani Gralak Trzaskos
Adani Gralak Trzaskos
Licenciada em Matemática pela FAFI - Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de União da Vitória em 2005. Pós graduada no Ensino da Matemática e em Matemática Aplicada. Finalizando o curso de pós graduação em Educação Transformadora pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Atuo na área da educação há 16 anos.
Anúncio
Anúncio

Notícias relacionadas

São-mateuense é um dos ganhadores do 4º prêmio da Hiper Sorte

O são-mateuense Marcos Vinícius de Castilho, morador da Vargem Grande foi um dos ganhadores do 4º prêmio do...

Utilidade Pública: Edital de Loteamento

Leandro de Freitas Oliveira Junior, Agente Delegado do Serviço de Imóveis da Comarca de São Mateus do Sul,...

Utilidade Pública: Edital de Loteamento

Leandro de Freitas Oliveira Junior, Agente Delegado do Serviço de Imóveis da Comarca de São Mateus do Sul,...

Utilidade Pública: Edital de Loteamento

Leandro de Freitas Oliveira Junior, Agente Delegado do Serviço de Imóveis da Comarca de São Mateus do Sul,...