O Programa Paraná Energia Rural Renovável – RenovaPR, é desenvolvido pelo Governo do Estado do Paraná através da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento e o Instituto de Desenvolvimento Rural-Iapar-Emater (IDR-Paraná). O objetivo do programa é ajudar os produtores rurais do estado na viabilidade e competitividade de seus negócios por meio da disponibilização de energia de fontes renováveis.
No momento o programa se encontra na fase de credenciamento de empresas e responsáveis técnicos que prestarão os serviços nas áreas de energia solar fotovoltaica e biogás. Por meio do programa, os produtores rurais interessados poderão ter acesso a linhas de crédito com taxas de juro subsidiadas pelo governo para a contratação de geradores de energia de fontes renováveis. Dependendo do enquadramento aos requisitos do programa e da linha de crédito disponível ao agricultor, será possível contratar o financiamento a juro zero.
Além da facilidade das condições de crédito, outro motivo para a adesão dos produtores rurais é o término da Tarifa Rural Noturna, programa do Governo do Estado que concede desconto de 60% na tarifa de energia elétrica entre as 21h30 e as 6h para os produtores cadastrados no programa. O programa será encerrado ao final de 2022.
O custo da tarifa de energia elétrica é um dos mais importantes em culturas como as de aves de corte e piscicultura. No caso das granjas, o custo com eletricidade em muitos casos ultrapassa os 50%. Por isso, a utilização da energia solar fotovoltaica é uma saída inteligente para a redução de custos e aumento de produtividade no campo.
O financiamento pelo programa Renova Paraná poderá ser contratado através das instituições financeiras conveniadas ao Fomento Paraná. Para a contratação dos projetos, é necessário que o serviço seja prestado por uma das empresas cadastradas no programa.
Renan Temp é engenheiro eletricista e sócio-diretor da Enerluz, uma das empresas de fornecimento de serviços de energia solar fotovoltaica cadastradas no programa. Ele conta que o processo de cadastramento foi realizado no mês de julho e busca estabelecer critérios mínimos de qualidade para as empresas participantes do Renova Paraná. “Para participar nós tivemos que comprovar que já atuamos há alguns anos instalando sistemas fotovoltaicos na região e que temos vasta experiência neste tipo de serviço. É justo que os responsáveis técnicos pela instalação dos equipamentos sejam experientes e especializados, assim se evitam surpresas e prejuízos desnecessários”, afirma Renan.
FONTE: Agência Estadual de Notícias (AEN).